Sunday, June 26, 2011

O Doce Veneno das Aranhas da Bola Oval

Eu havia fundado a Lista Redzone há apenas 3 anos e um dos seus membros, Rafael Bruzamolin já havia escrito alguns mails buscando pessoal para jogar em Curitiba. Aproveitei e anunciei numa das transmissões de NFL na ESPN que quem quisesse brincar com a bola oval o encontrasse dia tal, hora tal, atrás do Museu Oscar Niemeyer. O tempo foi passando até que este email chamou a minha atenção de um modo especial:

“From: "manohooligan”
To: redzone@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, December 06, 2001 10:57 PM
Subject: [redzone] Time novo em Curitiba!

E ai, galera.

Primeiro vou me apresentar. Tenho 23 anos e podem me chamar de Mano, meu apelido desde pequeno (pelo amor de deus, não tem nada a ver com aquele mano do Tom Cavalcante). O primeiro jogo que assisti foi o SB XXVI de 1992, por isso tenho um carinho pelo Redskins. Mas torço mesmo pro DABEARS! Gosto da maioria dos times, pqe pra mim o football é lindo, nao importa jogado por quem. Mas odeio 2: Cowboys e Ravens. E odeio o Randy Moça tbem. Os torcedores do Vikings tem que tirar o cara, ele é um mongolão. Ele que vá jogar basquete, como declarou um tempo atrás.

Sou de Curitiba e em 25 de novembro desse ano (Eu, David, Marcio, Rafael, Julio, Zé, Paulo, Clark (the freak), Rodrigo, Wesley, Leandro, Daphnes e mais uns cabeças) fundamos um time aqui, o "Curitiba Brown Spiders". Jogamos american football com algumas regras diferentes. Quem for de Ctba da lista e quiser jogar conosco mande uma mensagem que a gente diz onde, quando, etc jogamos. Oh Adler, fala do nosso time nesse MNF, por favor. E parabéns pelo trabalho de expansão do football no Brasil.

Valeu pela oportunidade. Falou, Mano.”


Um time. Com nome e tudo mais! Claro que falei no MNF. Em 2003 vim ao Brasil de férias e dei um pulinho em Curitiba para encontrar com alguns amigos do meu canal de bate papo no IRC (que não tinha nada a ver com futebol americano) e aproveitei e convidei também o pessoal do Brown Spiders para uma churrascaria. Hoje, Leandro Molinari é o Presidente do time, outros se tornaram técnicos de times importantes como o David Pereira (Hurricanes) e o Ernani Valério (Istepôs).

Tempos depois, fui entrevistado (em espanhol!) no programa NFL Semanal da ESPN Internacional, aparecendo pela primeira vez num programa que semanalmente eu transmitia em português e era comandado pelo meu colega e amigo Alvaro Martin, grande especialista de futebol americano. Falei um pouco da incipiente bola oval no Brasil, e quando citei o Curitiba Brown Spiders ele gostou tanto do nome que imediatamente se declarou no ar como torcedor do time. Alvaro citou o Brown Spiders em diversos outros programas por conta própria.

Passagem de tempo. 2008 e depois de uns 3 anos sem vir ao Brasil me encontro sendo recebido no Aeroporto Afonso Pena pelo Nilo Tavares (então do Barigui Crocodiles e hoje do Brown Spiders, e levado para o Flamenguinho sendo pintado pelo pessoal do Croco e do Brown Spiders para o primeiro jogo completamente equipado do Brasil. Fico espantado de não ter arquibancadas, esperando uma revolta pública no dia seguinte. Nilo e Rodrigo Proença, me acalmam.

No dia seguinte lá estou, e orgulhosamente narro o jogo histórico, um marco não só para o Curitiba Brown Spiders e o Crocodiles, mas para o futebol americano no Brasil. O grande sucesso me animou tanto que sugeri depois, em reunião, uma futura criação do Torneio Touchdown. Desde então o esporte não parou mais de crescer.

O crescimento sempre tem as suas dores. O Brown Spiders, que só sabia ganhar, teve que aprender a lidar também com algumas derrotas. Com a lição, o time se reergueu e fez uma bela temporada em 2011, seu ano de 10º aniversário e chegou ao título de Vice Campeão Paranaense.

Prevejo e desejo ao Curitiba Brown Spiders muito sucesso. O time certamente já entrou na História do Futebol Americano no Brasil. E confio que deixará nos próximos anos mais marcas brilhantes ao ir tecendo a sua teia.

Happy Anniversary, Curitiba Brown Spiders! A bola é sua!
André José Adler

No comments: