Saturday, May 15, 2010

Língua negra impede realização de clássico pelo Carioca Bowl

Fotos: Nat Soares/FeFARJ

Quando recebi o release da FeFARJ que publicarei na íntegra abaixo, e ví o título no email. me assustei pensando que "Língua Negra" fosse a alcunha de alguma gang, ou mesmo da Cosa Nostra ou Máfia Russa. Mas qual seria a entidade tão malévola que impediria um jogo na praia?

Dois trechos do release chamaram a minha atenção.
Apesar de se tratar de um esporte amador, em que os atletas bancam sua própria participação e lutam por mais recursos, Lynho sugeriu uma parceria com a prefeitura para cuidar das praias que recebem jogos


Neste ano e pouco no Brasil já me decepcionei com atitudes mesquinhas inesperadas, até mesmo dentro do universo do futebol americano, mas ao mesmo tempo tive e tenho agradáveis surpresas com a consciência de cidadania de gente como o Lynho.

O outro trecho foi este:
Além disso, a areia ainda tinha pedaços de metal e lixo restantes da armação da estrutura para o show religioso “Dia da Decisão”, do último dia 21 de abril. Sinal do descaso do governo com a Enseada de Botafogo, um dos mais belos cartões postais da cidade.


Eu acho, discordem se quiserem, que seria uma decisão de grande religiosidade dos organizadores do show, certamente de fundos de caixa mais amplos que os times de futebol americano que jogam nas praias cariocas, se decidissem ajudar a prefeitura a limpar o lixo deixado pelo seu show. Ou será que preservar o maior bem divino, a natureza, não está mais na lista dos homens de fé?

E agora, o release da FeFARJ:

O jogo mais aguardado do XI Carioca Bowl – Campeonato Carioca de Futebol Americano de Praia foi adiado. O reencontro entre o Piratas de Copacabana e o América Red Lions, finalistas em 2009, marcado para este sábado (15 de maio), teve de ser cancelado por conta de uma língua negra na praia de Botafogo, que deixou o campo escolhido para a partida sem condições de jogo. Não é a primeira vez que um jogo do campeonato teve de ser remarcado por conta das más condições da praia.

Os jogadores de ambos os times compareceram à praia e armaram o campo para jogar, mas os árbitros notaram a língua negra invadindo a área do campo. Além disso, a areia ainda tinha pedaços de metal e lixo restantes da armação da estrutura para o show religioso “Dia da Decisão”, do último dia 21 de abril. Sinal do descaso do governo com a Enseada de Botafogo, um dos mais belos cartões postais da cidade.

“Cancelamos devido à língua negra. Algumas poças não secaram, e tinha muito lixo. Podia ser prejudicial para os atletas, tanto pelo risco de lesão quanto por risco de contaminação com alguma doença, se engolissem aquela areia”, disse o referee (árbitro principal) do jogo, Merlin Calazans. “Não quisemos botar a integridade física dos atletas em risco. Uma decisão foi tomada em conjunto entre os times e a arbitragem para que o jogo fosse cancelado e adiado”, disse Carlos Januário, o Lynho, diretor de esportes da Federação de Futebol Americano do Rio de Janeiro (FeFARJ).

Os jogos da primeira rodada do campeonato também tiveram que ser adiados porque as praias de Botafogo e Icaraí se apresentaram sem condições, após as fortes chuvas que caíram no estado no início de abril. Desde antes das chuvas, porém, a língua negra ocupa parte da praia de Botafogo. Apesar de se tratar de um esporte amador, em que os atletas bancam sua própria participação e lutam por mais recursos, Lynho sugeriu uma parceria com a prefeitura para cuidar das praias que recebem jogos. “O esporte está crescendo e precisamos cada vez mais de campos. Acho que podemos fazer algo junto a eles para termos sempre alguém cuidando das praias”, disse o diretor de esportes.

A partida será remarcada posteriormente. O outro jogo deste sábado, entre Rio de Janeiro Sharks e Copacabana Titãs, transcorreu normalmente, com vitória do Titãs por 26 a 14. No domingo (16 de maio), o Ipanema Tatuís enfrenta o Rio Islanders em Botafogo, e o Niterói Corsários recebe o Botafogo Reptiles em Icaraí, ambos os jogos às 15h (horário de Brasília).

Fonte: Assessoria de Imprensa da FeFARJ

No comments: