Wednesday, March 17, 2010

Abrindo o jogo para quem não entendeu.


No mesmo dia em que fiquei sabendo pelo Blog Pirata Football News que o Corinthians Steamrollers e o Brusque Admirals, até então confirmados por seus presidentes como participantes do Torneio Touchdown 2010, resolveram entrar em outro campeonato, o America Red Lions fez uma entrevista comigo para o site do time. A entrevista é reproduzida aqui no blog:

André José Adler, abre o jogo e conta tudo.

Red Lions:
Antes de tudo gostaria de agradecer a presença no nosso site e dizer que é uma honra te-lo aqui.

Andre José Adler:
A honra é minha de estar num site de campeões.

RL:
Você é uma pessoa, que conhece muito de FA, não só no Brasil, mas pelo mundo todo. Como vê a evolução do esporte em terras tupiniquins e o que falta para o nosso pais ser uma potência no esporte?

Adler:
A evolução vai depender de base. Quando a gente puder ver garotada sem camisas brincando com bola oval como brincam com a bola redonda em praias, parques, playgrounds, na hora do recreio na escola, saberemos que podemos pensar em "potência" no futuro.

Mas o crescimento de football, seja Beach Football, Flag, ou Tackle é impressionante. Há pouco mais de 10 anos, quando eu falava no pessoal jogando no Brasil, seja na Praia de Copacabana, Ibirapuera, ou atrás de um museu em Curitiba, era zoado por colegas na ESPN nos Estados Unidos e hoje ha times pelo país todo.

Fora do Brasil, a minha vivência foi na MAFL, a liga da Hungria, que cresceu durante o período que vivi de 2006 até março de 2009 para 25 times em 3 divisões, e é bom lembrar que é um país pouco menor que Santa Catarina. Uma diferença notável, e pouco depois q saiu da fase de brincadeira, quando times se formaram como o Budapest Cowboys e o Budapest Wolves, já começaram a jogar equipados. Mais fácil a aquisição de equipamentos a custo baixo sendo parte da Comunidade Européia. A Liga está no seu sexto ano e há alguns times bem razoáveis e um ótimo, o Budapest Wolves.

Aqui, começamos a ver alguns jogos equipados de boa qualidade no ano passado, no Torneio Touchdown, acredito na evolução.

RL:
Já que você tocou no assunto. Era o sonho de todos os brasileiro amantes deste esporte maravilhoso, ver um dia um campeonato a nível nacional, com todos os jogadores equipados, como você vê o "saldo" do TT09?

Adler:
Conseguimos chamar um bocado de atenção. Mas não conseguimos atrair ainda um público necessário para podermos ser patrocinados adequadamente. Em termos de qualidade, vimos que temos excelentes RBs em muitos times, mas ainda estamos longe de um jogo aéreo espetacular. Bons bloqueadores apareceram. Técnicos aprenderam, espero, um pouco mais sobre estratégias, Muitos erros foram cometidos tanto em organização, quanto às atitudes em campo. Não é por jogar com full pads que um jogador passa de Clark Kent para Super Homem. E muitas, mas muitas jardas foram perdidas por faltas evitáveis. Mas o saldo do TT 2009... Eu só creio que vou poder avaliar depois dos torneios e campeonatos de 2010.

RL:
Em sua opinião a recém formada LBFA, pode vir a fazer com que o esporte cresça? Ou essa divisão pode vir a ser ruim para o esporte? O que ocasionou esse "racha"?

Adler:
Sabia que não iria escapar de uma pergunta assim. Estava demorando.

Eu posso dar uma resposta diplomática, mas verdadeira. Como você falou, a LBFA é recém formada. Como posso avaliar o que vai de fato fazer para que o esporte cresça? Hoje foi divulgada a diretoria e o presidente da liga é o diretor de comunicações da AFAB, além de técnico, QB, e presidente do Cuiabá Arsenal. Certamente é um bocado de atividades. Claro, Orlando Ferreira Jr., conta na diretoria com o Fernando Boing que já foi presidente da LCFA e poderá com sua experiência de campeonatos ser uma grande força.

Eu fui o Conselheiro do Grupo Gestor em 2009, e acabei tendo que exercer funções mais executivas que previa. Era a única pessoa que não era ligada a nenhum dos times, portanto com foco no TT inteiro. Sou profissional de narração e televisão, mas como já trabalhei em produção de teatro, cinema e comerciais, posso me apaixonar por este aspecto de um projeto também. Isto aconteceu. Conversei muito com o Flavio “Skin” Cárdia sobre melhoramentos para 2010. Apesar de diferenças filosóficas quanto aos caminhos da bola oval nacional, nos damos bem. Baseado nestas conversas e de acordo com o Flávio, propus algumas mudanças, inclusive que o Grupo Gestor fosse transformado para que cada time se representasse individualmente.

Enfim, o Grupo Gestor se reuniu sem meu conhecimento, e no dia seguinte fui comunicado da minha exclusão de um torneio que eu idealizei e batizei. Fui também acusado de cobrar para narrar jogos, e não querer compartilhar as mesmas imagens com uma rede concorrente da rede que me abriu as portas para reportagens sobre o torneio. Nestes momentos as decisões se tornam difíceis. O rompante de raiva é o mais fácil. Mas pensando em todos os jogadores que puderam curtir jogar no TT 2009 eu pensei em quantos mais poderiam ter a mesma chance com um TT 2010. Foi quando busquei o apoio da AFAB, e o encontrando, comecei o projeto do TT 2010 dentro de uma filosofia clara, na qual acredito 100% e está publicada em http://andreadler.blogspot.com/2010/02/filosofia-do-torneio-touchdown.html

RL:
Hoje divulgamos em nosso site, que alguns dos principais nomes que participariam do TT2010, migraram para o campeonato da LBFA. Em sua opinião isso foi uma espécie de "traição"?

Adler:
Quanto aos dois times que haviam confirmado sua presença no Torneio Touchdown e estarão jogando na nova liga. Claro que seus responsáveis poderiam ter tido um comportamento mais claro e correto do que me deixar saber por um blog paulista (que leio um bocado porque costuma ser muito comédia).

Mas passado um momento de decepção pessoal, a minha reflexão é que seus objetivos de desenvolvimento não se coadunam com a filosofia do TT. Um deles já foi substituído por outro de desempenho estadual melhor (não vou anunciar agora, minha vez de um pouco de suspense). O tempo e o desempenho deles em campo e fora na LBFA dirão se o TT perdeu de fato ou se livrou de um abacaxi.

RL:
Vamos dirimir uma polêmica. O Rio de Janeiro Imperadores é ou não é o primeiro Campeão Nacional de F.A.?

Adler:
Hhahahaha O RJ Imperadores foi o melhor time do Brasil em 2009 e eu tive o grande e verdadeiro prazer de entregar para o time o troféu de Campeão do Torneio Touchdown. Entenda, é um time que provou o seu mérito. Agora, quero que fique bem claro que eu insisti que o TT 2009 tivesse o nome que teve não apenas por achar que seria bom como marketing, ou porque TouchDown é meu apelido desde o mIRC, ou pelo meu bordão de "E é tooouchdooooown!", mas como muitos dos presentes na reunião em Sorocaba podem lembrar, eu achava "campeonato brasileiro" pretencioso e genérico para se o nome do torneio de futebol americano. Mas não vou brigar com quem quiser chamar o time de campeão nacional, ou brasileiro. Isto não muda nada na minha vida. Sintam-se justificadamente orgulhosos e sejam felizes!

RL:
Vimos você em alguns bowls por ai a fora, com a presença do Duda Duarte, como surgiu essa parceria?

Adler:
Ah! Duda bate papo comigo no MSN há muito tempo. Mostrou-me vídeos do Reptiles. Citei-o num jogo de NCAA que comentei na Hungria. Sabia que ele tinha narrado no Saquarema Bowl no ano passado e o convidei para repórter de campo no primeiro jogo do Imperadores VS Storm. No segundo, já o convidei para comentarista. É bom ter ao lado um comentarista que conhece o jogo de dentro. Duda tem muito pique, me ouve bastante quando trabalhamos juntos. E foi muito legal fazer o Saqua este ano com ele. Boto fé no seu futuro no microfone. Precisamos de muitos narradores e comentaristas para todos os jogos. Só assim faremos um público que volta e traz mais gente.

RL:
Hoje há algum time capaz de destronar o Imperadores (em ambas as ligas) ou como dizem aqui no RJ, o Império nunca cairá?

Adler:
A chave do Imperadores, e isto todo mundo sabe, é o seu grande elenco que permite muitas escolhas para o Flavio, e o fato do pessoal ter anos de experiência na areia. O Imperadores tem alguns dos melhores jogadores de vários times do Carioca Bowl. Mas não todos, e a mesma receita pode criar outro bolo.

Já quanto aos outros times que já vi, a maioria se baseia em 3 ou 4 talentos individuais para liderar.

Mas... Se eu soubesse quem vai ganhar o Super Bowl não teria vontade de assistir a nenhum jogo da NFL!

RL:
Haverá ou não TT2010?

Adler:
Sinceramente? Hoje de manhã fiquei quase na dúvida porque me senti cansado, mas tantas coisas boas aconteceram em seguida que não vejo porque não haveria! Claro que tem gente fazendo mandinga contra, Mas vários times bons querem e acho que eles têm santo forte!

RL:
Pra finalizar, fica alguma magoa de algum ou de todos os times e dirigentes que migraram para a LBFA?

Adler:
Mágoa eu não tenho de time algum. O mais importante num time para mim são os jogadores e não os dirigentes, E fiz amizade com jogadores em todos os times que conheci. Quero ressalvar que uso "amizade" como simpatia, pois prezo muito os meus verdadeiros amigos que não são de time nenhum.

Quanto aos times que migraram eu não poderia ter mágoa. Cada uma faz a escolha que acha mais acertada para seus objetivos. Eu não sou uma "liga". Não serei uma liga. Sou um cara que acredita num caminho para o crescimento de um esporte que gosto. Não existe a liga do Adler. Algumas pessoas que eu prezava, no entanto, agiram sem gentileza e perderam a admiração que eu tinha por elas. Conduta anti-esportiva fora de um campo... Mas não posso jogar um pano amarelo.

RL:
Gostaria de deixar algum desabafo, recado conselho ou alguma dica para os fãs ou quem quer que seja?

Adler:
E para terminar, já que é o site do Red Lions para quem entreguei seus dois troféus de campeão...
GO Red Lions! A bola é sua!



Data: 05/03/2010 Hora: 20:09:23

No comments: